Seja qual for o ramo de atuação, qualquer profissional, para aprender algo, precisa estudar, ler, pesquisar.
Com os designers, não poderia ser diferente. Por isso, no post de hoje, preparamos uma lista com 4 livros de design inspiradores e indispensáveis para quem cursa a faculdade, é curioso e apaixonado pelo tema, ou que precisa de uma ajudinha técnica pra apresentar um bom trabalho, mas não sabe como deixá-lo esteticamente profissional.
Na lista, há livros para designers, para quem ainda quer ser um, e, também outros escritos especialmente para leigos que querem conhecer um pouco mais o maravilhoso universo do Design. Vamos lá?
Típico livro de design para deixar na cabeceira da cama, sempre à vista e fundamental para estudantes do curso de Design, daqueles que são utilizados logo no início do curso e no decorrer da vida acadêmica e profissional.
De início, pode ser uma leitura um pouco pesada. Entretanto, o livro explora a discussão sobre a linguagem visual quase que em sua totalidade.
Tudo tem um porquê, e a autora Dondis explica a história contada por trás de cada detalhe, ajudando o leitor a compreender as mensagens que constam por trás dos elementos que caracterizam uma mensagem visual – desde a definição de cores e seus diferentes tons à diagramação e tipografia que melhor se adéqua à mensagem que você deseja transmitir.
Robin Williams escreve este livro principalmente para os iniciantes. São noções de planejamento visual para quem precisa criar uma página com uma boa estética, mas ainda não tem a técnica necessária para tal.
Não importa se você é estudante ou ou profissional formado. O livro tem uma linguagem divertida, direta, prática e sucinta.
Explica o conteúdo com situações do dia a dia de maneira que faz o leitor entender a extrema importância da entrega de um trabalho bem estruturado, limpo, organizado, de forma convidativa e super criativa.
Livro de design recheado de reflexões, críticas e ideias dissertadas de forma clara, descontraída e muito prazerosa de ler.
Indicado para estudantes, profissionais e curiosos em geral, nele, a autora reúne artigos de seu blog semanal especializado em comunicação e marketing.
O livro abrange temas variados e que falam sobre o que é ser designer e o conceito do design no dia a dia. A partir dele, os leitores desenvolvem um lado mais crítico sobre o complexo e apaixonante mundo do design.
Leitura leve e de fácil compreensão, o livro prende a atenção intercalando textos com imagens. Intitulado “Design gráfico para as Pessoas”, ele abrange a comunicação visual com ênfase na promoção de produtos e serviços de consumo.
O autor mostra que o desenho, a comunicação visual e os problemas sociais existentes caminham juntos.
Conversa e confronta a realidade e a prática em toda sua complexidade, de forma a analisar a maneira com que o design de comunicação opera.
Além disso, o livro abrange a função do designer de comunicação visual, os métodos mais adequados para se trabalhar, as estratégias de comunicação e uma análise sobre o setor.
E você, já leu alguns desses livros da nossa seleção? Tem sugestões de outros títulos de livros indispensáveis que todo designer deve ler? Conte pra gente pelos comentários e continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das novidades.