4 livros que todo designer deve ler

Regras da Anvisa para Rotulagem de Alimentos: o que NÃO pode?
abril 10, 2017
A história do Papel
junho 7, 2017
Mostrar tudo

4 livros que todo designer deve ler

Seja qual for o ramo de atuação, qualquer profissional, para aprender algo, precisa estudar, ler, pesquisar.

Com os designers, não poderia ser diferente. Por isso, no post de hoje, preparamos uma lista com 4 livros de design inspiradores e indispensáveis para quem cursa a faculdade, é curioso e apaixonado pelo tema, ou que precisa de uma ajudinha técnica pra apresentar um bom trabalho, mas não sabe como deixá-lo esteticamente profissional.

Na lista, há livros para designers, para quem ainda quer ser um, e, também outros escritos especialmente para leigos que querem conhecer um pouco mais o maravilhoso universo do Design. Vamos lá?

4 livros para designers

1 – Sintaxe da linguagem visual – Donis A. Dondis

Típico livro de design para deixar na cabeceira da cama, sempre à vista e fundamental para estudantes do curso de Design, daqueles que são utilizados logo no início do curso e no decorrer da vida acadêmica e profissional.

De início, pode ser uma leitura um pouco pesada. Entretanto, o livro explora a discussão sobre a linguagem visual quase que em sua totalidade.

Tudo tem um porquê, e a autora Dondis explica a história contada por trás de cada detalhe, ajudando o leitor a compreender as mensagens que constam por trás dos elementos que caracterizam uma mensagem visual – desde a definição de cores e seus diferentes tons à diagramação e tipografia que melhor se adéqua à mensagem que você deseja transmitir.

2 – Design para quem não é designer – Robin Williams

Robin Williams escreve este livro principalmente para os iniciantes. São noções de planejamento visual para quem precisa criar uma página com uma boa estética, mas ainda não tem a técnica necessária para tal.

Não importa se você é estudante ou ou profissional formado. O livro tem uma linguagem divertida, direta, prática e sucinta.

Explica o conteúdo com situações do dia a dia de maneira que faz o leitor entender a extrema importância da entrega de um trabalho bem estruturado, limpo, organizado, de forma convidativa e super criativa.

3 – O design do designer – Lígia Fascioni

Livro de design recheado de reflexões, críticas e ideias dissertadas de forma clara, descontraída e muito prazerosa de ler.

Indicado para estudantes, profissionais e curiosos em geral, nele, a autora reúne artigos de seu blog semanal especializado em comunicação e marketing.

O livro abrange temas variados e que falam sobre o que é ser designer e o conceito do design no dia a dia. A partir dele, os leitores desenvolvem um lado mais crítico sobre o complexo e apaixonante mundo do design.

4 – Diseño gráfico para la gente – Jorge Frascara

Leitura leve e de fácil compreensão, o livro prende a atenção intercalando textos com imagens. Intitulado “Design gráfico para as Pessoas”, ele abrange a comunicação visual com ênfase na promoção de produtos e serviços de consumo.

O autor mostra que o desenho, a comunicação visual e os problemas sociais existentes caminham juntos.

Conversa e confronta a realidade e a prática em toda sua complexidade, de forma a analisar a maneira com que o design de comunicação opera.

Além disso, o livro abrange a função do designer de comunicação visual, os métodos mais adequados para se trabalhar, as estratégias de comunicação e uma análise sobre o setor.

E você, já leu alguns desses livros da nossa seleção? Tem sugestões de outros títulos de livros indispensáveis que todo designer deve ler? Conte pra gente pelos comentários e continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *